A música
Durante os anos 90 as principais bandas da década foram Hanson, Nirvana, Guns N' Roses, Oasis, Pearl Jam, Rage Against The Machine, Faith No More, Radiohead e Red Hot Chili Peppers.
Os Red Hot Chili Peppers incutiram o seu estilo de Rock baseado no Funk, na sociedade, dando origem ao Rapcore, com parecerias com Rage Against The Machine.
No começo dos anos 90, o grunge torna-se o ritmo dos jovens, deitando abaixo os princípios do Pop. Nomes como Kurt Cobain foram bem mais falados do que Mariah Carey e Boyz II Men, na época. O Grunge arrasou o New Wave e o Pop, levando os media apenas para o Rock. Slash, John Frusciante e Tom Morello eram os principais nomes dos anos 90 como guitarristas conceituados. Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice In Chains e Stone Temple Pilots foram os maiores ícones da música do Rock, dando início ao esquecimento de Michael Jackson e de Madonna, passando por cima do Hip Hop, pois para os jovens, o sonho era se tornar um ídolo Grunge. As raízes do Grunge misturaram-se com as do Rock Alternativo e formaram o Post-Grunge. Cantores desse estilo são Foo Fighters, Audioslave, Nickelback, The Calling e Creed.
A MTV formou-se graças ao Grunge. A febre Grunge foi tão grande que, teve um filme de James Cameron Singles em homenagem a esse estilo de música.
Além do Grunge, o género jovem mais abrangente foi o Rock Alternativo e o Rapcore. Rage Against The Machine bombou no mundo com singles de protesto, no fim da Guerra Fria. Gravaram com nomes famosos como Snoop Dogg e outros rappers dos anos 90. Deram assim inspiração a outros cantores como Linkin Park, System of a Down, entre outros. Até há quem diga que eles influenciaram o Hip Hop dos anos 2000 e 2010, com Kanye West, Lil Wayne, 50 Cent, Ludacris, Flo Rida.
As rádios eram 90% Grunge, Rapcore e Rock Alternativo e apenas 10% de outros estilos musicais. A banda Nirvana impulsionou o estilo Grunge em 1991, com o sucesso Nevermind que chega ao topo das listas com o single Smells Like Teen Spirit, que tornou-se hit, mas apenas entre os adolescentes da época, trazendo sucesso da nova emissora MTV, aos jovens.
A banda Nirvana tornou-se ícone dos adolescentes, com a ajuda de outras bandas de Seattle, como Pearl Jam, Alice in Chains (primeira banda Grunge a destacar-se nos media), Soundgarden e Stone Temple Pilots.
Os principais singles de rock grunge tomam de assalto os topos das listas, com Smells Like Teen Spirit, Come As You Are Lithium e Heart-Shaped Box dos Nirvana; Check My Brain do Alice In Chains; Even Flow do Pearl Jam e Rusty Cage do Soundgarden.
Com o fim do estilo grunge, surge o Rap Metal e o Rapcore, com ritmos do Funk Americano e do Hip Hop, com guitarras com sons influentes de White Zombie, Helmet, etc. Bandas como Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Faith No More, Limp Bizkit apreciaram esse ritmo tornando-se novo sucesso absoluto e reacendendo a chama do rock'n'roll. O novo estilo abusa de letras agressivas e revoltadas, como no rap, em protestos políticos e revoltas contra a sociedade.
A seguir veio Britpop, com bandas britânicas influenciadas pelos Beatles e outras bandas da 1ª Invasão Britânica (como The Who e Rolling Stones), como Oasis, Blur e The Verve. Os The Verve arrasaram no Mundial de 1998 com o single Bittersweet Symphony, chegando em #12 na Billboard Hot 100.
Músicas electrónicas, experimentais e com intuitos "underground" fundiram-se com o rock e popularizaram-se com bandas como Nine Inch Nails, Rammstein e Ministry.
O Metal Sinfônico começou a manifestar-se com a aparição de bandas como Within Temptation, Nightwish, Tristania, After Forever. Estas implementaram temas mais escuros e profundos nas suas letras, usando sons orquestrais e coros juntamente com os sons típicos do rock.
O pop começou a revelar grandes vozes ao mundo como Céline Dion, Mariah Carey e Whitney Houston, cantoras que tiveram as suas músicas na Billboard.
O pop teen, iniciado nos fins dos anos 20, retornou com força com Spice Girls, que foram um dos maiores fenómenos, juntamente aos Hanson, Backstreet Boys, Shakira, Thalía, Christina Aguilera,e Jessica Simpson,'N Sync e Britney Spears.
Apesar de Michael Jackson envolver-se em polémicas na sua vida pessoal e também falir ao aparecer Nirvana e bandas do género, o rei do pop lançou álbuns, como sempre de grande sucesso: Dangerous, HIStory: Past, Present and Future – Book I e Blood On The Dance Floor.
O punk rock voltou com toda a força com o sucesso de bandas como Green Day e The Offspring, juntamente com o hardcore melódico dos Pennywise, Bad Religion e NOFX.
Mais tarde, no final da década, com significativas mudanças no estilo de bandas como Green Day e The Offspring, aparecem as principais bandas representantes do punk e pop punk a nível mundial, como Blink-182 e Sum 41.
O rap entrou para a cultura popular, começando com Tupac Shakur, The Notorious B.I.G., Eazy-E, MC Hammer, Public Enemy, Vanilla Ice, NWA e terminando com o hip-hop de Puff Daddy, Dr. Dre e Eminem.
Emergiu também, para o grande público, a house music, nascida em Nova York com o DJ Frankie Knuckles.
A década de noventa foi marcada também pelo estilo Dance, mais conhecido como Eurodance, género derivado do Italo Disco, e também denominado assim pelo fato de muitos artistas serem europeus. O estilo misturava o ritmo da era Disco com o house. O estilo ganhou muita popularidade em todo mundo, atingindo seu apogeu no ano de 1995.
Nesta década também houveram grandes festivais de música como Lollapalooza e o Rock in Rio II.
A cultura rave populariza-se, trazendo o trance, o techno e as músicas electrónicas (juntamente com a droga ecstasy).